O sonho americano – a equipa!

Não podia acabar esta aventura épica sem falar naqueles que me acompanham, porque, eu sei que é um cliché, mas sem eles também não seria possível. Fui eu que corri e foram as minhas pernas que chegaram à meta, mas não fui sozinha.

O sucesso não é um destino, é um caminho que se percorre e vamos melhor se formos acompanhados. Assenta em 5 pilares:

  1. Trabalho duro e consistência

Não acredito na sorte, mas sim em consistência. Porque a sorte não dá trabalho, o trabalho é que dá muita sorte. A consistência é o que transforma o comum em excelência.

Há 2 anos iniciei uma nova etapa na minha vida desportiva quando fui conhecer a Runtreino. Fui recebida pela Ester Alves e pela Sara Mendes que me fizeram sentir acolhida no meio de tantos atletas de elite 😊. Depois de uma 1ª avaliação começamos o trabalho. Não devo mentir muito quando digo que nestes 2 anos devo ter falhado 2 ou 3 treinos. Não sou de faltar, ficar na soneca ou desmotivar. Tenho os meus dias como toda a gente, mas quando a motivação está em baixo agarro-me à disciplina. Fui paciente, resiliente, segui os conselhos, as indicações, cumpri, tive fadiga, atingi recordes, corri muitos km, pedalei bastante, geri emoções, aprendi a controlar as minhas frequências cardíacas, a correr lento, a correr rápido.

Acho que o sonho da Ester é ver-me um dia fazer a Maratona das Areias, mas vai ter que se contentar com um half iron man!

Em 2022 cumpri em Berlim, e no ano passado em Chicago e ainda tenho muitos sonhos que eu sei que me vão ajudar a cumprir!

2. Disciplina

Não acredito em casualidade, mas sim na disciplina, porque há muitos dias em que só apetece comer e mandar todos os suplementos que tomo a uma parte que eu cá sei!!

Comecei a ser seguida pelo João Barbosa há 3 anos, mas parece que foi ontem! Pesava 77 kg, tinha 41% massa gorda e 22 kg de massa muscular. Hoje peso 73 kg, tenho 28% massa gorda e 25 kg de massa muscular. Mas não pensem que tem sido fácil!

O João é bastante permissivo (deixa comer cereais e doces 😊) mas não achem que quando é a sério não é a sério! Com ele já experimentei treinar em jejum, jejum intermitente, restrição de hidratos, enfim, um pouco de tudo. E sempre com bons resultados!

Assim como a preparação das provas. Era uma parte importante da estratégia de prova que me faltava. Comia e bebia o que me apetecia e nem sempre corria bem. Com ele aprendi a gerir a ingestão de hidratos, sais minerais e água durante muitos km; o que comer antes e o que comer depois. Também aprendi, porque o saber não ocupa espaço, que o vinagre é bom para cãibras! Fiquei a saber o que é creatina, proteína, a tomar shots de beterraba (que odeio, mas tem que ser), e obviamente a cometer os meus pecados sem grande influência.

A ajuda nas provas mais longas, como as maratonas, foi fundamental e tenho a certeza que me ajudou a bater cada recorde. Ah e para Chicago deu-me a dica de tomar melatonina para compensar o jet lag, foi certeiro porque dormi sempre como um bebé!

Falta falar do Dr. Jaime Milheiro, que me acompanha na medicina desportiva e antienvelhecimento e que ajudou a preparar a minha 1ª maratona em 2018 e que me acompanha desde então. Quando fui à consulta pela 1ª vez pensei que estava tudo ótimo. Fui por sugestão da minha amiga Telma que já era paciente e já com o intuito de fazer a maratona do Porto. Ao analisar as minhas análises disse-me logo “Maratonas agora estão fora de questão; 1º vamos colocar estes valores em ordem”.

Fiquei triste e pensei, que se lixe vou fazer na mesma. Mas depois refleti “Se procurei ajuda devo seguir os conselhos”. E assim foi. E no final foi a melhor opção e terminou com a minha 1ª maratona aos 42 anos, um marco na minha vida! Zinco, magnésio, vitamina C, vitamina D, curcuma, coenzima Q10, l-carnitina, ômega 3 tudo isto passou a fazer parte do meu vocabulário e tornou o meu corpo e mente mais saudáveis.

Ele acompanha campeões como o Diogo Ribeiro e o Fernando Pimenta e agora também a Andreia Ribeiro 🙂

3. Sacrifício

Não acredito em genética, embora há realmente quem nasça com jeito para tudo, nunca se lesione e esteja sempre a 100%.

Já eu, com os meus 47 anos dependo de muita gente para andar sobre as duas pernas e correr 42 km 😊 4 nomes: Ricardo Vidal, Nuno Serra, António Lumini e Maria Gama.

O Nuno Serra além de osteopata (ele não gosta que diga isto 😊) é meu amigo há anos. Sempre me tratou, amassou, aconselhou e incentivou. Já tratou uma entorse em menos de 1 semana para eu voltar a correr num trail 15 dias depois do mesmo …. É um milagreiro e um excelente profissional! Quando lá vou para aliviar tensões cervicais, durmo 12 horas! 😊 Melhorei bastante das minhas vertigens e com a manipulação mandibular que faz também respiro melhor. Obrigada! Quando me preparar para o Half Iron Man vou também lhe pedir que me ajude a nadar!

O Ricardo Vidal é uma aquisição recente. Da última vez que tive uma fascite plantar decidi encontrar uma ajuda e uma fisioterapia diferente do que estava habituada. E assim encontrei o Ricardo. Andava há 2 meses em tratamento e estava na mesma, senão pior. Em 2 sessões com ele fiquei fantástica! É outro milagreiro! Desde então, vou lá quando preciso. Foi também graças a ele que em dezembro, 2 meses depois da maratona de Chicago, voltei a fazer uma maratona, os 42 km do Extreme Gerês, com uma tendinopatia do tendão Aquiles e tibial posterior. Nada como crioterapia com pressoterapia, ondas eletromagnéticas e acupuntura com electroestimulação para ficar como nova! Tem a vantagem de atender no Estádio do Dragão por isso sinto-me em casa!

António Lumini, nome curioso para um terapeuta muito à frente. Não nos conhecemos há muito tempo, mas com ele já aprendi sobre algumas terapias alternativas como a terapia neural e terapia com ozono. Comecei por ir para tratar as minhas cicatrizes e melhorei bastante. Antes da maratona de Chicago tive a sorte de lá ir …. Estava com uma valente constipação e pronto levei com um saco de Vitamina C na veia e uma pica de Vitamina D na bunda 😊 Foi tiro e queda e fiquei fina para os 42 km.

Last but not least, a Maria da Fisioactive em Famalicão. As mãos certas para uma boa massagem desportiva! Mãos, e que cotovelos! Vale bem a viagem, os km e as portagens. Ela amassa, desfaz contraturas, alivia tensões e também ouve as minhas queixas como um bom padre 😊 Acho que também fui eu que a inspirei a começar a correr!

4. Paciência

A maioria das pessoas desisti na 1ª etapa. Quando demora muito, desiste. É mais fácil, é mais cómodo, é só encontrar uma desculpa. Mas isso é coisa que não funciona com o Bruno Carneiro, PT que me acompanha desde janeiro de 2023.

“Só tem resultados, quem não dá desculpas”, diz o povo e com razão. E por isso, em janeiro do ano passado optei por ter treino acompanhado uma vez por semana para fortalecer os meus membros inferiores. O Bruno o que tem de brincalhão tem de exigente. Em cada treino uma dor muscular nova!

Mas a verdade é que fui melhorando força e isso notava-se na corrida. Como eu costumo dizer “Training is like fighting with a gorilla. You don’t stop when you are tired. You stop when the gorilla is tired”.

É uma pessoa também com muita paciência para aturar o meu mau humor! E é assim que se conseguem objetivos!

5. Autoconfiança

Confiança é estar bem mesmo que os outros não gostem de mim 😊.

“Se ninguém te odeia estás no caminho errado. Porque o sucesso chateia, o talento incomoda e a energia boa causa inveja”.

Os únicos limites das pessoas são o tamanho das suas ideias e o grau da sua dedicação. Obrigada aos que me acompanham e me incentivam a ser cada dia melhor! Cá estarei na luta em busca de mais sonhos!

Leave a comment